AONI

AONI

Menu

Projeto de Horto Botânico

Roma, Itália

O projeto trata dos espaços abertos, internos e externos, da faculdade de física da Universidade Roma Tre, cuja finalidade é a de promover um pequeno horto botânico com várias espécies autóctones e exóticas, a tamanhos e condições diversas. O espaço foi pensando em todas as estações do ano, sendo assim, a maioria das árvores escolhidas são decíduas, a fim de promover apropriação do espaço mesmo no inverno. Também foram escolhidas árvores frutíferas para satisfazer, principalmente, os estudantes, visto que se concentram no pátio interno.

O objetivo desse projeto é a integração da faculdade com seu entorno e o estímulo ao uso desse espaço por toda a comunidade acadêmica e vizinhança. Para tal fim, optou-se pela total abertura dos muros da faculdade, possibilitando o livre acesso às áreas recreativas.

O processo projetual deste horto botânico deu-se através da criação de layers: camadas sobrepostas de herbáceas, pavimentação e árvores, que ao fim, oferecem espaços que proporcionam diferentes sensações. Por vezes, os espaços são permeáveis ou não, de permanência ou de passagem, mais abertos ou mais íntimos, ofertando uma gama de opções ao usuário.

Criou-se também, sobre o edifício que circunda o jardim interno da faculdade, um teto-jardim. Além de se tornar mais um espaço de permanência pública, é também onde será disposto o observatório astronômico da Universidade. Este, projetado com containers (que atualmente se encontram sem uso no local), tem o objetivo de dar suporte aos eventos astronômicos promovidos pela faculdade.

A geometria do desenho de pavimentação foi idealizada com o intuito de promover um fluxo direto e democrático, permitindo acesso a quase toda a área, principalmente com a implantação de grama resistente ao pisoteio, que garante ainda mais acessibilidade. Além disso, são previstas medidas de microassibilidade que conectam os acessos mais importantes e de maiores fluxos.

A ideia principal do projeto é a de produzir um espaço de qualidade e agradável a todas as pessoas que vivem, trabalham e estudam nessa área.

Autores
Larissa Aoni, Letícia Lyra Acioly e Paula Soldi

Local
Faculdade de Física da Università Roma Tre

Ano
2015

Área de atuação
Paisagismo