Ao pensarmos na atuação do Urbanista, quase sempre o relacionamos a grandes transformações urbanísticas, pensamos no Plano de Ildefonso Cerdà para Barcelona e sua malha reticulada, pensamos nos enormes boulevares abertos por Haussmann em Paris, ou ainda, nas cidades criadas do 0, como Brasília ou Belo Horizonte. Mas há uma atuação, não tão conhecida, e bem mais sutil, que é a dos restauradores urbanos. As cidades históricas não possuem valor apenas nas edificações, mas em um conjunto de elementos que compõem a ambiência local. Eu digo que é uma atuação sutil, porque o restauro urbano lida mais com legislação e preservação, do que transformações, propriamente ditas, que também estão presentes.

Tive a oportunidade, enquanto morava na Itália, de participar de um workshop, parte do curso Progetto del Recupero Urbanistico na Università Roma Tre, para restauro da cidade de Sutri, província de Viterbo. A pequena, encantadora e medieval Sutri, é como uma viagem no tempo. Ela se encontra elevada em relação à rodovia, e possui seus muros bem preservados, além do portal de entrada. E seus habitantes vivem bem ali, nos antigos sobrados de pedra, onde pude morar por uma semana, e ver a piccola comune di Sutri em pleno vapor durante os dias e dormindo nas noites gélidas de inverno. Trabalhamos na biblioteca da cidade, e nos dividimos em grupos para levantar todas as casas. O intuito era avaliar o estado de cada casa, as transformações que ela havia sofrido com o tempo, e o uso a que ela era destinada. Após as análises, podíamos definir o que precisava ser feito, e quais técnicas utilizar para recuperar o máximo possível da essência de cada edificação, também podíamos dar novos usos a edifícios abandonados. Enquanto isso, um outro grupo avaliava a cidade como um todo, as vias, os espaços públicos, os desgastes existentes decorrentes do tráfego de veículos e do tempo, e puderam propor ideias para amenizar os danos, recuperar os espaços pouco utilizados, e aumentar a vivacidade de Sutri, por meio de medidas de planejamento e de propostas pontuais.

Foi uma semana de muito aprendizado e trabalho em equipe, que se encerrou com a apresentação dos projetos para os líderes da Comune di Sutri, que puderam analisar e avaliar nossas propostas.